Não é fácil defini-las, muito menos explicar por palavras tudo o que se sente e os benefícios físicos, emocionais, mentais e espirituais que provocam. Colocar por palavras o que é um processo tão vivencial, é uma tarefa árdua. Porque não é fácil traduzir emoções e sensações em palavras, torna-se difícil falar, ou escrever sobre este método que de racional tem muito pouco.

Podemos começar por dizer que as Constelações Familiares são um método terapêutico e constituem-se como um processo de cura, um trabalho energético e espiritual. Através de uma Constelação acede-se à energia universal para compreender as situações, ou os problemas colocados. E é o movimento de energia gerado nesse momento que vai promover a cura, o bem-estar e uma nova luz sobre as situações envolvidas.

Podem trabalhar-se problemas relacionados com dificuldades no relacionamento familiar, conjugal, laboral ou social. Saúde física, emocional, mental ou espiritual. Falta de autoestima e amor-próprio. Dificuldades em tomar decisões e iniciativas. Medos, bloqueios e incapacidades. Sentimentos de exclusão, culpa, ira ou insegurança. Ou dificuldades em assumir e reconhecer o seu próprio Poder.

Numa sessão em grupo, tudo começa com uma questão, ou um problema trazido à luz por um participante. Através de algumas perguntas simples, o facilitador da sessão procura que a situação seja exposta sem muitos detalhes, livre de julgamentos, o mais factual possível na perspetiva de quem coloca a questão. A pessoa escolhe Representantes para pessoas (ou mesmo para emoções, objetos e ideias) que estejam envolvidas nessa situação. Esses Representantes são escolhidos intuitivamente pelo tipo de energia que emanam.

Após a escolha de todos os Representantes, estes vão começar a sentir as mesmas coisas, ter as mesmas sensações físicas, emoções e pensamentos das pessoas, ou sistemas que estão a representar. Esvaziam-se de tudo o que os envolve, de julgamentos, de ideias e de sentimentos em relação à situação. Simplesmente, sentem e movimentam-se de acordo com a energia gerada através da interação com os outros Representantes.

Um Representante não atua como se de um teatro se tratasse. Representa a energia da pessoa e não a própria pessoa. Move-se de acordo com a energia que sente, não racionalizando se está a representar uma pessoa, um objeto ou uma emoção. O segredo é deixar fluir e simplesmente manifestar o que se sente no momento. Assim, todo o desenrolar da Constelação irá permitir perceber onde estão os bloqueios das situações, o que está escondido por detrás da interação das pessoas daquele sistema, onde o Amor deixou de fluir e que soluções se poderão manifestar para o problema colocado.

Este processo, extremamente simples, é profundamente marcante e curador para todo o grupo.

Quando colocamos uma questão, trabalhamos uma situação própria. Algo que nos incomoda, ou que nos bloqueia. Algo para o qual não conseguimos encontrar solução. Durante a Constelação, revela-se tudo o que precisamos de trabalhar e saber acerca do problema colocado. Há uma nova consciência, um despertar. Abrem-se novas perspetivas. Gera-se uma energia curadora, que perdura mesmo depois do fim da Constelação, ecoando em nós próprios e na dinâmica entre as pessoas envolvidas na situação que foi constelada.

Enquanto Representantes, colocamo-nos ao serviço da pessoa que coloca a questão, ajudando-a a compreender-se melhor e a encarar o seu problema de modo diferente. No fundo, somos um canal de cura para essa pessoa. Quanto mais vezes se é Representante, mais se aprende a esvaziar a mente, a viver no Aqui e no Agora, sem julgamentos ou preconceitos. Descobre-se sempre algo sobre os outros e sobre nós próprios. Se fomos escolhidos para representar alguém ou alguma coisa, é porque em nós mesmos há algo de quem se representa. Algo que também nós temos de trabalhar.

Ao ficarmos no papel de Observadores, podemos ver e reconhecer o modo como a vida humana funciona ao nível da Alma. Tomamos consciência de nós próprios, ao observar características comuns com as situações que nós próprios vivemos. Somos atraídos para um tipo específico de energia e o nosso próprio campo energético começa a ser limpo por estarmos a tomar consciência dos nossos próprios padrões de comportamento.

Uma Constelação traz à luz o que está escondido. Identifica o que nos está a limitar e que por norma não nos tínhamos apercebido. Acedemos às camadas profundas do subconsciente. Permite que nos libertemos do que nos prende e bloqueia.

Simples, mas potente, é um processo que abala e desafia a nossa zona de conforto. Trabalha-se no Amor e resgata-se o Poder Pessoal. Curamo-nos ao olhar para os problemas de frente e enfrentando-os, para que eles não tenham poder sobre nós.

Consultas de Tarot Online

Consultas desde 1€ por minuto
Agora já pode consultar o Tarot em casa, na esplanada, no emprego, de forma rápida, confortável, segura e discreta!